A temporada de verão em Santa Catarina revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo um impressionante número de turistas, com um volume que superou as expectativas do Governo do Estado em mais de 100 mil visitantes.
Os momentos marcantes das festividades de Réveillon e Carnaval foram vivenciados por mais de 2,3 milhões de pessoas em Balneário Camboriú, Florianópolis, São Francisco do Sul, Laguna, Bombinhas e Blumenau durante o Réveillon, enquanto durante o Carnaval, mais de 1,8 milhões de pessoas estiveram presentes em Balneário Camboriú, Florianópolis e Laguna. Destaca-se especialmente a celebração do Réveillon no município de Balneário Camboriú, que atraiu mais de um milhão de turistas.
Além disso, mais de 10 empreendimentos foram lançados durante este período, incluindo novas atrações em parques, gastronomia e casas noturnas, contribuindo para enriquecer a experiência dos turistas em Santa Catarina.
Destacando-se ainda mais, Santa Catarina recebeu o reconhecimento nacional ao conquistar um recorde de praias com Bandeira Azul, com 15 praias das 31 premiadas no Brasil. Este prêmio ecológico é concedido a praias, marinas e embarcações de turismo que atendem a uma série de critérios rigorosos relacionados à gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, turismo sustentável e responsabilidade social.
A temporada de cruzeiros também teve um papel significativo no aumento do fluxo de turistas para o Estado, com cerca de 60 navios atracando só em Balneário Camboriú, representando um aumento de 140%.
Ao todo, o fluxo de turistas, tanto nacionais quanto internacionais, entre as datas de 16/12/2023 a 10/03/2024, totalizou 2.920.000 visitantes. É importante ressaltar que 76% dos turistas avaliaram sua experiência turística no estado como excelente, demonstrando a satisfação geral com as ofertas e serviços proporcionados durante a temporada.
A Temporada de Verão 2023/2024 em Santa Catarina não apenas alcançou, mas superou as expectativas, consolidando o estado como um dos destinos turísticos mais procurados e apreciados do Brasil.
Fontes: Dados fornecidos pela SETUR (Secretaria de Turismo de Santa Catarina).