Descubra a região da Costa Verde & Mar

Descubra a região da Costa Verde & Mar

QUARTA-FEIRA / 15 DE ABRIL DE 2020

 

Ah, Santa Catarina! O destino perfeito para aqueles que procuram um local paradisíaco para aproveitar as praias e as belezas naturais brasileiras. São muitas atrações que encantam os nossos visitantes e que fazem do turismo um dos principais motores da economia do estado. Com mais de 530 quilômetros de extensão litorânea, não faltam opções para admirar a natureza da Mata Atlântica e as belas praias banhadas pelo Oceano Atlântico.

Com tantas opções de paisagens exuberantes, parece difícil escolher um roteiro prático para sua viagem. Mas existe uma região turística que reúne todos os atrativos que um viajante precisa conferir em sua viagem para Santa Catarina.

Estamos falando da Costa Verde & Mar, um polo turístico que engloba dez municípios bem próximos, que esbanjam muita história, cultura, gastronomia e natureza de Santa Catarina. De paisagens incríveis ao comércio variado e amplo, não faltam opções ao visitante. A Costa Verde & Mar oferece experiências completas na região centro-norte catarinense.

Vamos conhecer a região e seus municípios?

10 cidades para você viver dias incríveis

A Costa Verde & Mar reúne 10 municípios localizados na região Centro-Norte do Estado de Santa Catarina. Formada em 2007, foi criada a partir de uma parceria entre as secretarias de turismo de cada município constituinte, visando promover o turismo local e valorizar suas belezas naturais. Hoje, a região também inclui polos comerciais, de entretenimento, lazer e cultura.

A Costa Verde & Mar se estabeleceu como um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, constituindo os municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.

Agito e calmaria em Balneário Camboriú

Vida noturna animada, gastronomia que contempla desde petiscos à beira-mar aos sofisticados pratos de bistrô, o contraste da arquitetura moderna que reúne impressionantes arranha-céus com construções e bairros mais tradicionais que remete à cultura dos pescadores. Paisagens exuberantes, praias movimentadas e também as agrestes, que são mais afastadas e boas opções para quem prefere a calmaria para apreciar e curtir o mar. Balneário Camboriú está no coração da Costa Verde & mar, fica a 83 quilômetros da capital catarinense e é uma cidade cosmopolita, ideal para todos os gostos, estilos e propostas e, por isso, recebe tão bem e encanta turistas de todos os lugares de mundo.

A natureza exuberante de Bombinhas

Não há outra região do litoral catarinense que possua paisagens intocadas como Bombinhas. Situada em uma península da Costa Verde & Mar, é considerada por muitos um santuário natural com suas praias e flora encantadora. O município, apesar de pequeno (o menor de Santa Catarina), tem uma vasta extensão litorânea e composta por 30 praias majestosas. É também um ótimo destino para viajantes que apreciam o surfe e observar a vida marinha, sendo o mergulho uma das atrações imperdíveis por lá.

Qualidade de vida em Balneário Piçarras

Se você procura conforto em sua viagem, Balneário Piçarras será uma ótima anfitriã. Balneário Piçarras possui diversas atividades náuticas para se aproveitar na beira da praia, como vela e jet-ski. Aliás, suas praias destacam-se pela balneabilidade, considerada uma das mais limpa de Santa Catarina, oferecem ótimas ondas para os amantes do esporte ou para aqueles que preferem praias calmas, além de serem um convite à prática da pesca esportiva. Além disso, na cidade está o maior museu oceanográfico da América Latina, uma oportunidade de conhecer mais sobre os oceanos e animais marinhos.

Aproveite as paisagens rurais de Camboriú

Camboriú apresenta diversas atividades para aqueles que preferem paisagens rurais. Apesar de não se tratar de um município litorâneo da Costa Verde & Mar, Camboriú propõem um escape das praias e introduz as paisagens rurais aos viajantes. É principalmente reconhecido por suas cachoeiras, cascatas e por agregar o ponto mais alto da região. Se quiser acrescentar um “quê” de aventura à sua viagem, tente experimentar o voo livre, rapel, tirolesa e trilhas nas inúmeras montanhas da região. 

Ilhota é a capital catarinense da moda praia e moda íntima

Reconhecido como um polo catarinense da moda íntima e da moda praia, o município de Ilhota localiza-se entre Itajaí e Gaspar, no interior da Costa Verde & Mar, e garante qualidade e preço de fábrica em suas peças. É também muito procurado para atividade de ecoturismo, como trilhas, caminhadas e mountain bike. Para turistas, oferece um bom escape das praias e apreciação da cidade tranquila de interior.

A culinária e a cultura de Itajaí irão encantar você

Conhecida como a cidade peixeira da Costa Verde & Mar, Itajaí ainda possui a cultura açoriana pulsando em suas ruas. É possível sentir essa influência tanto na arquitetura quanto na gastronomia do município. Para aqueles que gostam de saborear frutos do mar na beira de uma bela vista para a praia, Itajaí com certeza não irá decepcionar. Além disso, a cidade é repleta de eventos e um acervo histórico impressionante. Que tal visitar o mercado público enquanto estiver por lá?

Praias encantadoras de Itapema

Itapema é outra opção de cidade litorânea da Costa Verde & Mar e é um dos mais procurados destinos pelo turismo nacional. Seus principais atrativos são o artesanato e a pesca, além de parques para curtir a natureza. Sem dúvidas, as belas praias ainda são os grandes destaques que trazem turistas de todo o canto a fim de admirá-las. Além desses, possui um forte comércio, ecoturismo e eventos que atraem visitantes anualmente.

Navegantes tem surfe, pesca e muito mais

Navegantes possui forte influência açoriana e atrativos pesqueiros. A beleza impressionante como as praias do Gravatá, do Pontal, Central e Meia Praia também são responsáveis por atrair turistas e oferecer atividades como o surfe e a pesca. Além disso, é onde fica localizado o aeroporto internacional Ministro Victor Konder, o segundo maior do estado, por onde embarcam e desembarcam muitos turistas da região da Costa Verde & Mar. Economicamente, Navegantes também é conhecida pela construção naval, e junto com Itajaí, formam o polo da indústria naval de Santa Catarina, ambas com portos ativos.  

Diversão e boa gastronomia em Penha

Penha chama atenção por suas belas praias, pesca e gastronomia marítima, mas obteve destaque também pelo turismo de entretenimento quando inaugurou o maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World. Para viajantes aventureiros ou com crianças, essa parada é essencial. A culinária açoriana também vai te surpreender, no sabor e na fartura. Experimente!

Águas cristalinas de Porto Belo

Assim como o nome sugere, o município de Porto Belo oferece orlas de uma beleza privilegiada na Costa Verde & Mar. Apresenta uma charmosa vila de pescadores com estilo açoriano e é conhecida por suas águas cristalinas que atraem turistas que chegam de lanchas para curtir o dia próximo aos restaurantes e bares flutuantes.  Destaque para os passeios de barco, esportes náuticos, mergulho e trilhas para apreciar a natureza da Mata Atlântica.

Postar um comentário